Soro fisiológico não é lubrificante!
Apesar de parecer inofensivo, o soro fisiológico possui uma quantidade de sódio elevada quando comparada a composição da nossa lágrima, podendo irritar os olhos.
Além disso, muitas pessoas guardam o soro fisiológico depois de aberto, não sabendo que ele pode contaminar após contato com o ar ambiente, mesmo quando armazenado na geladeira.
Ainda pior é quando o soro é utilizado como substituto para as soluções multipropósito de lentes de contato: o soro não contém fungicidas, bactericidas e substâncias que visam eliminar micróbios e preservar lentes de contato, como fazem as soluções multipropósito. Usar soro fisiológico para armazenar lentes de contato leva a um grande risco de se adquirir úlcera de córnea infecciosa!
Mas o soro pode ser salvador em casos de emergências onde é necessário lavar os olhos, como entrada de corpo estranho e queimadura ocular. Somente se deve usar água corrente em uma emergência quando não há soro fisiológico, pois a água de torneira pode conter acanthamoeba, protozoário que pode causar infecção nos olhos.
