Dores de cabeça frequentes? Veja a relação com seus olhos
Você já parou para pensar que aquelas dores de cabeça constantes podem ter ligação com a saúde dos seus olhos? Muitas pessoas associam enxaquecas, tensões ou dor frontal apenas ao estresse ou fadiga, mas alguns sinais visuais podem estar por trás desse desconforto.
Por que olhos exigem tanto trabalho?
Quando há erro de refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo) ou presbiopia, o esforço que fazemos para focar especialmente ao ler, usar telas ou enxergar de perto pode causar tensão nos músculos oculares. Essa sobrecarga pode irradiar para a testa, olhos ou têmporas, manifestando-se como dor de cabeça.
Além disso, síndrome do olho seco, brilho excessivo da tela, baixa iluminação e postura inadequada contribuem para aumentar o incômodo.
Sinais para ficar atento
- Dor de cabeça logo após leitura ou uso de telas
- Sensação de “cansaço visual” ao fim do dia
- Visão borrada temporária
- Incômodo em ambientes com luz forte
O que fazer
- Faça um exame oftalmológico para identificar erros de refração ou outros fatores que colaboram com o esforço visual.
- Ajuste brilho, contraste e distância da tela no trabalho ou estudo.
- Implemente pausas visuais: A cada 20 a 30 minutos, olhe para algo distante por 30 segundos
- Mantenha a lubrificação ocular e hidratação corporal adequadas: pisque frequentemente e tenha seu copo de água ao alcance.
Na Branco Oftalmologia, combinamos tecnologia e atenção personalizada para diagnosticar a causa e indicar o melhor caminho para seu conforto visual. Agende sua avaliação e reduza as dores de cabeça ligadas à visão.
