OLHO SECO
O que é a Síndrome do Olho Seco?
A Síndrome do Olho Seco ou Síndrome da Disfunção Lacrimal é uma doença onde ocorre uma alteração na quantidade e/ou na qualidade das lágrimas, provocando o ressecamento da córnea e da conjuntiva.
Os sintomas mais comuns são:
- Vermelhidão
- Coceira
- Ardência
- Desconforto ao piscar
- Sensação de Areia
- Sensibilidade à luz
- Formação frequente de muco nos olhos
Oleosidade de pele e fatores hormonais, bem como uso de alguns medicamentos como antidepressivos, antialérgicos e betabloqueadores, podem contribuir com o agravamento da doença, mas estes não devem ser descontinuados sem orientação médica. A exposição à ambientes poluídos ou que promovam a evaporação excessiva, como ar condicionado, vento constante, climas quentes e secos, também são fatores que pioram os sintomas.
Colírios lubrificantes oftálmicos costumam trazer mais conforto a quem sofre desta Síndrome. Porém, por se tratar de uma doença multifatorial, a avaliação com o médico oftalmologista deve ser realizada para que seja realizado o diagnóstico e tratamento adequados.
Para aqueles que só tem os sintomas após longos períodos de leitura ou uso de telas, piscar com maior frequência e fazer pequenos intervalos durante estas atividades são hábitos que vão ajudar na lubrificação ocular. #ficaadica
Branco Oftalmologia – Tradição em cuidar dos seus olhos.