Definição
Hipermetropia é um distúrbio visual onde a imagem se forma após a retina. Isto se deve geralmente a um menor comprimento do globo ocular. Porém, pode estar relacionado também a uma córnea ou cristalino mais planos, ou pode ser simplesmente uma combinação dos fatores citados.

A hipermetropia é muito mais diagnosticada em crianças, uma vez que os seus olhos normalmente são menores do que o que deveriam ser, contudo, têm um maior poder de acomodação do que os adultos, suportando graus muito mais elevados de hipermetropia na maioria das vezes de forma assintomática.


O grau do hipermétrope geralmente diminui com o crescimento do olho que acompanha o crescimento da criança. É comum pessoas que necessitavam de óculos durante a infância e que deixaram de os usar na idade adulta.


A Hipermetropia em graus elevados pode também estar associada ao aparecimento de estrabismo acomodativo na infância. O olho hipermétrope por ser pequeno é predisposto ao glaucoma agudo de ângulo estreito, evento catastrófico que pode levar a cegueira.

Sintoma:


O hipermétrope geralmente tem visão ruim para perto, podendo ser ruim para longe também se o grau for elevado.


Na tentativa de focalizar a imagem, o cristalino aumenta o seu poder dióptrico em um processo chamado “acomodação”. Em um paciente com hipermetropia não muito elevada, a visão para longe é corrigida através da acomodação, porém, para perto, o paciente pode não conseguir focalizar a imagem ou sentir desconforto visual que é geralmente referido como dor de cabeça ou cansaço visual.

Dúvida?

A Branco Oftalmologia está aqui pra ajudar.