Definição
Para que possamos enxergar, existe um nervo que conecta o olho ao cérebro, chamado nervo óptico. Quando este nervo apresenta lesão em suas fibras nervosas, pode se tratar de glaucoma. O glaucoma é uma doença progressiva, muitas vezes associada à pressão do olho aumentada. Sua evolução leva à perda de campo visual e risco de cegueira se não diagnosticado ou realizado o tratamento correto. Segundo a organização mundial de saúde (OMS), o glaucoma é a segunda principal causa de cegueira no mundo, sendo superado apenas pela catarata.

Aumento da Pressão Intraocular:


É o principal fator de risco isolado para o aparecimento da doença. Como é o único fator de risco modificável, um dos pilares do tratamento é a redução da pressão intraocular. Dentro dos olhos, circula constantemente um líquido chamado humor aquoso. No glaucoma, existe dificuldade na drenagem ou excesso de produção deste líquido, o que faz aumentar a pressão ocular e danificar as fibras do nervo óptico. As fibras que se perderam não retornam mais. Por isso, o tratamento visa manter as fibras que estão saudáveis, evitando a lenta e progressiva perda da visão que costuma cursar a doença, quando não tratada.

Prevenção:


Tanto para o glaucoma como para diversas doenças oculares, a prevenção se faz com consultas de rotina oftalmológica, uma vez que o glaucoma gera sintomas somente em estágios avançados da doença. Na consulta, o oftalmologista fará a visualização do disco óptico, que encontra-se na porção interna do olho. Em casos onde houver suspeita de glaucoma, exames serão solicitados para que se confirme ou afaste o diagnóstico.


BRANCO OFTALMOLOGIA

Tradição em cuidar dos seus olhos.

Dúvida?

A Branco Oftalmologia está aqui pra ajudar.