CATARATA
Com o passar dos anos, o cristalino vai aumentando seu volume e sofrendo processos que o tornarão mais rígido, até que por volta dos 50 anos ele reduz sua transparência, onde é conhecido como catarata. Portanto, é um processo natural do organismo que todos nós passaremos. Fatores como hábitos de vida e alimentação saudáveis durante a vida, baixa exposição dos olhos ao sol e genética podem retardar o envelhecimento do cristalino e, por vezes, manter uma visão ainda adequada por muitos anos.
Cirurgia de Catarata:
Quando a catarata atinge um estágio que prejudique a qualidade de visão, a cirurgia de catarata pode ser realizada.
A cirurgia consiste na fragmentação da catarata por uma incisão muito pequena de somente 2,5mm na córnea. Com isso, a cirurgia é rápida, indolor e pode ser feita com anestesia somente por colírios. A recuperação também é rápida, onde no dia seguinte o paciente já sente bastante diferença em sua visão.
Como a catarata é uma lente natural do nosso olho que está opacificada, é necessário implantar uma lente artificial no local onde ela estava. Esta lente é fixa, indolor e não tem prazo de validade após implantada.
Como a cirurgia está muito evoluída, é possível corrigir o grau dos óculos e até mesmo restaurar a visão de longe e perto, dependendo da lente que for implantada. Devido a alta precisão, existe a cirurgia de troca de cristalino com finalidade refrativa, onde o paciente que queira reduzir a dependência de óculos e tenha catarata inicial já pode realizar a cirurgia com este objetivo.
BRANCO OFTALMOLOGIA
Tradição em cuidar dos seus olhos.