CIRURGIA DE CATARATA
LENTE INTRAOCULARES
Atualmente existem vários tipos de lentes:
Monofocais: corrigem a visão de longe ou de perto.
Por exemplo: Se planejado lentes monofocais para enxergar de longe nos dois olhos, o paciente terá a melhor visão possível para longe, mas necessitará de óculos para conseguir enxergar de perto. Uma alternativa seria fazer a monovisão, onde um olho (o dominante) é planejado para enxergar de longe e o outro olho para perto, onde com os dois olhos juntos o paciente consegue enxergar de longe e perto, mas pode ser necessário óculos para visão de maiores detalhes como viajar ou trabalhar no computador por horas seguidas.
Lentes de foco extendido: fornecem visão de distância e intermediária, mas não de perto. A perda de contraste costuma ser menor que das lentes trifocais. São ideais para pacientes mais altos, onde braços mais longos permitem enxergar a 50-60cm.
Trifocais (multifocais):
fornecem visão de longe, intermediário (50-60cm) e perto (30-40cm). A vantagem é que os dois olhos terão visão para as distâncias descritas, ficando mais fisiológico, enxergando da forma mais independente de óculos possível. Em relação às monofocais, a desvantagem das trifocais seria uma pequena perda do contraste, pois o sistema de multifocalidade divide a luz que entra no olho em 3 focos, enquanto as monofocais concentram toda a luz que entra no olho em 1 foco só. Anéis podem se formar em torno de pontos luminosos como faróis de carros. Mas tudo isso costuma ser adaptado pelo cérebro com o passar das semanas, em um período chamado de neuroadaptação, e não costuma trazer insatisfações. O oftalmologista irá conversar com o paciente e entender quais as suas maiores necessidades no dia-a-dia para explicar, em sua visão, qual seria a lente mais indicada para seu paciente.
Lentes tóricas: reduzem ou corrigem o astigmatismo, quando o paciente possui. Estão
inclusas nas opções monofocais, multifocais ou foco extendido, quando solicitado